Sobre nós

 

Nosso sonho começou com a busca do casal Fábio e Juliana de viver o carisma carmelitano. Em Bauru, ainda não existia nenhuma Comunidade, então começou-se a buscar alguma que existisse em cidades próximas, e quando entramos no site da Ordem dos Carmelitas Descalços, descobrimos a Comunidade Nossa Senhora do Carmo de Avaré-SP, entramos em contato com Rita Banin, formadora da Comunidade, e esta nos acolheu com muita alegria. A partir do dia 27 de maio de 2010, iniciamos nossa formação em Avaré, estabelecemos nossos encontros 1 vez por mês.

Ao longo de alguns encontros Rita começou a incentivá-los a fundar em Bauru, no começo sentiram medo, mas pouco a pouco foram acolhendo a ideia.

Depois de entrar em contato com algumas pessoas que participavam de um grupo de Oração Teresiana, mas que já não estavam mais se reunindo em Bauru. Aos 26 de agosto de 2010, fizemos nosso primeiro encontro na casa de Fábio e Juliana, foram os dois, Izildinha, Marilene, Clotilde, Márcia e Paulino. Destes, quem diante da proposta do grupo quis ficar para conhecer um pouco mais foram: Izildinha e Marilene.

Então passamos a nos reunir 1 vez por mês na casa de Fábio e Juliana, que também continuavam participando das formações em Avaré.

Em agosto de 2010 participamos com a Comunidade de N. Sra. do Carmo de Avaré do seu Retiro Espiritual, pregado por Fr. Geraldo. Foi um momento de crescimento espiritual e partilha comunitária muito rico.

Em novembro de 2010 fomos convidados a participar da cerimônia de promessas definitivas, primeiras promessas e admissão na Ordem de membros da Comunidade N. Sra. do Carmo de Avaré. Foi uma linda cerimônia, celebrada por Fr. Alzinir, delegado provincial da OCDS na época.

Em dezembro de 2010, Nilma e Patrícia, começaram a frequentar nossos encontros para conhecer melhor. Também teve um retiro de espiritualidade na Comunidade Alegria da Sagrada Face de Itapetininga-SP do qual tivemos a alegria de participar, foi pregado por Maria Eduarda, presidente da OCDS, além da preciosidade que foi conhecer a Comunidade de Itapetininga.

Em janeiro de 2011, percebíamos que seria necessário um local em alguma paróquia para nos reunirmos. Então venho ao nosso coração a Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, a expressão mais forte do Carmelo em nossa cidade. Conversamos com Pe. Marcos Pavan, na época Administrador Paroquial, e este autorizou nossas reuniões que ficaram estabelecidas para todo 3º domingo do mês às 18:00h.

Em 27 de fevereiro de 2011 foi nossa primeira reunião na Paróquia, e tivemos a presença de Nilza, que tem o desejo de viver a vida religiosa na mesma espiritualidade e enquanto caminha em seu discernimento, decidiu participar conosco.

Em 20 de março de 2011, deixaram de participar Izildinha e Marilene, mas Damaris começou sua caminhada conosco.

Em abril de 2011, Patrícia e Nilma também resolveram não participar mais, pois não sentiram que essa seria a vocação delas.

Em setembro de 2011, após ter reencontrado a Izildinha em uma Paróquia, conversamos e ela resolveu retornar.

Nos dias 28,29 e 30 de setembro de 2011, participamos do Tríduo de Santa Teresinha e no dia 01 de outubro de 2011 com alegria nosso grupo participou da festa de Santa Teresinha.

A partir de fevereiro de 2012, Fábio e Juliana já não tiveram mais condições de participar das formações em Avaré-SP. Celebramos 1 ano que estamos nos reunindo na Paróquia Sta. Teresinha, participando da Santa Missa às 19:00h e divulgamos nosso grupo.

Em 12 de agosto de 2012, Elisa, conselheira provincial, nos presenteou com uma visita, e nos deu formação juntamente com membros da Comunidade Alegria da Sagrada Face que estiveram presentes: Carlos, Juliana e Márcia. Para nós foi uma imensa alegria este dia de partilhas no Centro de Treinamento e Vivências - CTV, uma casa de retiro muito agradável. Terminamos este momento com a celebração da Santa Missa e Pe. Adinam, celebrante, nos apresentou para comunidade e orou por nós.

Em setembro de 2012 começamos a pensar na possibilidade de participar do Congresso da OCDS, evento nacional que reúne comunidades e grupos de todos o Brasil. Decidimos vender pão de mel, que foram confeccionados pela Izildinha. Graças ao Bom Deus atingimos nossa meta e estarão lá: Fábio e Juliana, para beber desta água e transmitir ao grupo.

Em 03 de novembro de 2012, foi admitida na Ordem, para receber o escapulário e fazer um período de formação mais intenso: Juliana. A cerimônia foi realizada junto com a Comunidade Alegria da Sagrada Face em Itapetininga-SP. Também foi entregue a Elisa uma solicitação de reconhecimento do nosso Grupo como membro da Família do Carmelo.

De 15 a 18 de novembro de 2012, Juliana e Fábio participaram pela 1ª vez do Congresso da OCDS realizado em São Roque/SP, representando o Grupo e receberam o documento de reconhecimento do Grupo como parte da Família do Carmelo. Que alegria! Que bênçãos foram esses dias e este momento! Obrigado Senhor!

Em 22 de setembro de 2013, foram admitidos na Ordem, para receber o escapulário e fazer um período de formação mais intenso: Fábio e Nilza. A cerimônia foi realizada durante o Retiro de Silêncio pregado por Maria Eduarda no Centro Teresiano de Espiritualidade em São Roque/SP.

De 24 a 27 de abril de 2014, participou do 31º Congresso da OCDS em Belo Horizonte/MG, a Nilza, que posteriormente partilhou com muitos detalhes tudo o que foi transmitido nesses dias maravilhosos de convivência com vários irmãos de todo Brasil.

Em 01 de fevereiro de 2015, foram admitidas na Ordem, para receber o escapulário e fazer um período de formação mais intenso: Damaris e Izildinha. A cerimônia foi realizada no Mosteiro da Imaculada Conceição e São José em Piratininga/SP.

Em 21 de abril de 2015, tivemos a visita do nosso Conselheiro Provincial, Daniel Rosa, que muito nos motivou a participarmos do Fórum dos 500 de Santa Teresa e também a estudarmos o primeiro livro de formação: Admissão, lançado pela Escola de Formação da OCDS para que todas as comunidades do Brasil vivam em unidade sua formação. Foi um encontro bem descontraído que rezamos juntos e partilhamos nossas dúvidas e dificuldades.

De 08 a 23 de julho de 2015, a OCDS organizou uma peregrinação à Espanha e França em comemoração aos 500 anos do Nascimento de Santa Teresa, e Nilza participou desta grande graça de poder percorrer os Carmelos fundados por nossa Santa Madre, bem como os santuários e também a residência da família e o Carmelo de Lisieux onde viveu Santa Teresinha do Menino Jesus.

De 04 a 07 de setembro de 2015, o casal Fábio e Juliana tiveram a grande alegria de celebrar com toda a Ordem e demais irmãos e irmãos que partilham da vivência da espiritualidade carmelitana de diversas designações o Fórum dos 500 anos do Nascimento de Santa Teresa, realizado em Aparecida/SP no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida no Santuário Nacional de Aparecida. Foi um momento histórico e de muitas graças, partilha e emoção vividos intensamente e que partilhamos com nosso Grupo posteriormente.

A partir de janeiro de 2016 nosso Grupo decidiu mudar de Paróquia para nos reunirmos, buscando superar algumas dificuldades.  E após aprovação do pároco, iniciamos nossas reuniões na Paróquia Imaculada Conceição, permanecendo nossas reuniões nos 3º domingos às 18:00h.

De 22 a 24 de julho de 2016, o casal Fábio e Juliana, participou e ajudou na organização do I Congresso de Casais da OCDS, realizado no Centro Teresiano em São Roque/SP. Foi uma bela experiência que acendeu em nós e em todos os casais presentes o desejo de viver cada mês nosso matrimônio unido ao Senhor pelos caminhos do Carmelo.

Em junho de 2016, começou a participar do nosso Grupo, Juliana Carvalho, por isso agora nosso Grupo conta com 6 membros.

Em novembro de 2016 aconteceu o Congresso de Conselheiros e Mestres, e durante a eleição do presidente provincial, também foram escolhidos o casal Fábio e Juliana para coordenarem a Comissão de Casais da Província.

Aos 15 de janeiro de 2017 foi realizada a Cerimônia de Admissão e Primeiras Promessas durante a Santa Missa na Capela S. José do Hospital Beneficência Portuguesa em Bauru. Foi Admitida Juliana Carvalho. Fizeram as primeiras promessas: Damaris, Fábio, Juliana e Nilza.

Em 19 de março de 2017, nossa reunião mensal, participou pela primeira vez Laura,  paroquiana muito atuante da Paróquia Imaculada Conceição. 

Esperamos que o Senhor continue abençoando nossa caminhada e história, desejamos crescer em unidade, santidade e número em nossa Diocese de Bauru, para espalharmos o perfume do Carmelo.

 

 

Obrigado Senhor pela nossa história! Obrigado Virgem Santíssima que reluz seu esplendor na providência de nossas necessidades! Obrigado aos Santos Carmelitas que temos a rica certeza de intercederem por nós! E obrigado a todos que têm feito parte desta história e nos incentivaram! Deus os abençoe!

 

 

 

Nossos usuários

Nosso objetivo é comunicar-nos com irmãos(as) que partilham do desejo desta intimidade com Deus, que é o coração do Carmelo. Assim esperamos partilhar com toda a OCDS, todos os irmãos na fé Católica Apóstolica Romana ou mesmo aqueles que não partilharm de nossa fé, mas conhecem a espiritualidade do Carmelo, de Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz e tem sede. Também aqueles que nunca ouviram falar deste tesouro, mas quando viram este site, sentiram-se impelidos a buscar algo mais... Sejam todos bem-vindos! No Coração do Pai tem várias moradas, para que possa acolher todos com Amor!

VENHA CAMINHAR CONOSO!

O caminho da vida de oração implica no esforço de tirar água do poço, compara Santa Teresa de Jesus, mas se não desistimos quando é difícil e árido, Nosso Senhor está disposto a ser dar inteiramente a nós.